Sobre

Quando o escritor Raduan Nassar doou a fazenda Lagoa do Sino para que fosse implementada uma Universidade Federal, o objetivo era claro e foi pactuado com a UFSCar, de que a Universidade pudesse colaborar com o desenvolvimento da região.

Dessa maneira, desde de 2014, estudantes do campus Lagoa do Sino da UFSCar já apontavam a necessidade de que a UFSCar tivesse um Cursinho Popular para colaborar para que as pessoas das cidades ao entorno do campus pudessem, não somente ir estudar na Lagoa do Sino, mas que também pudessem se apoderar da educação como base transformadora da vida, com a possibilidade de estudar em outros lugares e de se desenvolverem pessoalmente. Assim, em 2016, com o crescente apoio de estudantes e servidores, nasce o Cursinho Popular “Carolina Maria de Jesus”

O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus é um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino que, desde seu nascimento, sempre seguiu a mesma linha: Promover uma estrutura de ensino e aprendizagem democrática, 100% gratuita, com responsabilidade social e extrema capacidade técnica, baseada em um fino estudo do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular, dos Conselhos Nacionais de Educação e em extensa literatura científica na área da educação. O campus Lagoa do Sino está situado em uma região do estado de São Paulo conhecida como "Ramal da Fome" sendo um dos pilares da faculdade o compromisso de auxiliar no desenvolvimento da região. Dentro dessa lógica, nasce o nosso Cursinho, o Carolina! Aqui acreditamos que a primeira liberdade que toda pessoa deve experimentar é a liberdade de escolha e a educação é fator determinante. 

 

Tal liberdade de escolha é retirada das pessoas quando elas não detêm de ferramentas para acessar, caso queiram, todas as estruturas de ensino de nosso país. Dados do IBGE mostravam que a população das cidades que se situavam ao redor da universidade não detinham de tais ferramentas.


Dentro desse contexto, o Carolina vem com uma proposta de Educação Popular, que se configura como libertadora, pois fornece os meios técnicos para que nossos/as estudantes possam cursar uma graduação ao mesmo tempo em que estimula, tanto nossos educandos como nossos educares, a percepção real do mundo em que vivemos. Assim sendo, o espaço de aprendizagem do cursinho é uma mão dupla onde todos ensinam e todos aprendem. Nossas atividades mesclam aulas regulares, envolvendo as matérias de física, química, geografia... etc, e atividades de construção de pensamento crítico, com palestras, rodas de conversa, debates, cine debates, etc. Aqui, tanto o educando como os membros do cursinho são convidados a se envolver na esfera de educação popular e aprender mutuamente um com o outro


Veja na foto abaixo a imagem da primeira Aula Inaugural do Cursinho, momento que deu início à nossa trajetória:





CAROLINA MARIA DE JESUS

Nossa equipe escolheu homegear a grande escritora brasileira Carolina Maria de Jesus pois sua história de vida e sua relação com a sociedade vão de encontro com o que acreditamos hoje. Quer saber um pouco mais sobre a Carolina, clique  aqui.

A grosso modo, Carolina foi uma das maiores escritoras brasileira, mesmo imersa em imensa pobreza. Isso nos leva a perguntar, quantas Carolinas existem, com grande potencial de vida, que só não atingem suas capacidades devido à falta de requisitos básicos de educação, moradia, saúde, etc? O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus acredita que o esforço não é o suficiente para que possamos alcançar nosso máximo, é preciso que se forneça as ferramentas básicas. Por isso que temos poucos exemplos de pessoas em situação de marginalização que conseguem acessar certos setores da sociedade. A Carolina desmente a meritocracia, por ser um raro exemplar, resistente e resiliente, em meio a imensa quantidade de saberes que existe em nossa população. Hoje, Carolina não é somente reconhecida como uma ótima escritora, que venceu uma série de dificuldades, mas, seus escritos são utilizados nas áreas de Literatura, Ciências Social, Assistência Social, Equidade Racial, entre outras. Recentemente, Carolina recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

COMO FUNCIONAMOS

As atividades do CPCMJ representam uma forte parceria entre a UFSCar, as Prefeituras da região e a sociedade em geral. Como nosso projeto não tem fonte de renda, tudo o que dispomos vem de nossas parcerias. São aproximadamente 300 pessoas envolvidas por ano, entre membros e educandos/as. Oferecemos atividades de aula de segunda à sexta-feira das 19:30h às 22:30h em salas disponibilizadas pela Prefeitura de Campina do Monte Alegre, que também oferece, gratuitamente, alimentação a nossa equipe e aos/às estudantes. Disponibilizamos, também, apostilas gratuitas, para auxiliar nossos/as alunos/as. As turmas de aula são formadas por 3 classes, envolvendo 40 estudantes de Campina do Monte Alegre, 40 de Buri e 40 de Angatuba, os dois últimos munícipios oferecem transporte gratuito para que os/as educandos/as possam ir ao cursinho.

Internamente, aproximadamente 100 membros dividem os trabalhos em 13 comissões, destas, 9 representam o ensino de matérias (Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, Linguagens, História, sociologia e filosofia), uma Comissão de Bedéis, que ficam diariamente auxiliando na organização do espaço educacional e 3 comissões internas, (secretaria, de comunicação e pedagógica).

Toda essa intensa malha de atividades fornece, com total gratuidade, preparação para vestibulares e concursos e auxílios para a escolha de faculdades, cursos, etc.

O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus é o maior projeto de extensão do campus Lagoa do Sino e é formado por todos nós!