Sobre

O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus é um projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino. O campus Lagoa do Sino está situado em uma região do estado de São Paulo conhecida como "Ramal da Fome" sendo um dos pilares da faculdade o compromisso de auxiliar no desenvolvimento da região. Dentro dessa lógica, nasce o nosso cursinha, o Carolina! Aqui acreditamos que a primeira liberdade que toda pessoa deve experimentar é a liberdade de escolha e a educação é fator determinante. 
 
Tal liberdade de escolha é retirada das pessoas quando elas não detêm de ferramentas para acessar, caso queiram, todas as estruturas de ensino de nosso país. Dados do IBGE mostravam que a população das cidades que se situavam ao redor da universidade não detinham de tais ferramentas. 

Dentro desse contexto, o Carolina vem com uma proposta de Educação Popular, que se configura como libertadora, pois fornece os meios técnicos para que nossos/as estudantes possam cursar uma graduação ao mesmo tempo em que estimula, tanto nossos educandos como nossos educares, a percepção real do mundo em que vivemos. Assim sendo, o espaço de aprendizagem do cursinho é uma mão dupla onde todos ensinam e todos aprendem. Nossas atividades mesclam aulas regulares, envolvendo as matérias de física, química, geografia... etc, e atividades de construção de pensamento crítico, com palestras, rodas de conversa, debates, cine debates, etc. Aqui, tanto o educando como os membros do cursinho são convidados a se envolver na esfera de educação popular e aprender mutuamente um com o outro

Veja na foto abaixo a imagem da primeira Aula Inaugural do Cursinho, momento que deu início à nossa trajetória:




CAROLINA MARIA DE JESUS

Nossa equipe escolheu homegear a grande escritora brasileira Carolina Maria de Jesus pois sua história de vida e sua relação com a sociedade vão de encontro com o que acreditamos hoje. Quer saber um pouco mais sobre a Carolina, clique aqui.
A grosso modo, Carolina foi uma das maiores escritoras brasileira, mesmo imersa em imensa pobreza. Isso nos leva a perguntar, quantas Carolinas existem, com grande potencial de vida, que só não atingem suas capacidades devido a falta de requisitos básicos de educação, moradia, saúde, etc? O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus acredita que o esforço não é o suficiente para que possamos alcançar nosso máximo, é preciso que se forneça as ferramentas básicas. Por isso que temos poucos exemplos de pessoas em situação de marginalização que conseguem acessar certos setores da sociedade. A Carolina desmente a meritocracia, por ser um raro exemplar, resistente e resiliente, em meio a imensa quantidade de saberes que existe em nossa população.


COMO FUNCIONAMOS

As atividades do CPCMJ representam uma forte parceria entre a UFSCar, as Prefeituras da região e a sociedade em geral. Como nosso projeto não tem fonte de renda, tudo o que dispomos vem de nossas parcerias. São aproximadamente 200 pessoas envolvidas por ano, entre membros e educandos/as. Oferecemos atividades de aula de segunda à sexta-feira das 19h às 23h em salas disponibilizadas pela Prefeitura de Campina do Monte Alegre, que também oferece, gratuitamente, alimentação a nossa equipe e aos/às estudantes. Disponibilizamos, também, apostilas gratuitas, para auxiliar nossos/as alunos/as. As turmas de aula são formadas por 3 classes, envolvendo 40 alunos de Campina do Monte Alegre, 40 de Buri e 40 de Angatuba, os dois últimos munícipios oferecem transporte gratuito para que os/as educandos/as possam ir ao cursinho.
Internamente, aproximadamente 60 mebros dividem os trabalhos em 12 equipes, destas, 7 representam o ensino de matérias (Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, Linguagens e História - sociologia e filosofia), uma equipe de Bedéis, que ficam diariamente auxiliando na organização do espaço educacional e 4 equipes internas, representadas pelas comissões secretaria, financeira, de comunicação e pedagógica. 
Toda essa intensa malha de atividades fornece, com total gratuidade, preparação para vestibulares e auxilios para a escolha de faculdades, cursos, etc.

O Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus é o maior projeto de extensão do campus Lagoa do Sino e é formado por todos nós!